quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ESBOÇO 02

Atitudes que Deus tem o compromisso de honrar. IICr 7:12-16.
INTRODUÇÃO: Quem não precisa de uma mudança espetacular em alguma área de sua vida nos dias de hoje? Quais de nós não temos algo em nossa vida que precisa ser mudado urgentemente? O que está sobre a nossa responsabilidade e que precisamos que melhore o mais rápido possível?
         Detectando essas realidades de nossas vidas, quais medidas poderiam ser tomadas sem medo de estarmos errando? Quais mudanças poderíamos arriscar e que com certeza não seríamos decepcionados?
         Foi pensando em atitudes certas em tempos de crise, que Deus visitou a Salomão e lhe passou ricos segredos, antes porém, precisamos elucidar o contexto com algumas verdade extraídas do texto.
1º) Se Eu – A conjunção se significa; Dado que; ou no caso de. Deus estava dizendo que tanto poderia acontecer como não.
>     EU – Indica o próprio Deus como o responsável pela adversidade.
>     Não devemos dar lugar a satanás e dizer que a nossa luta foi colocada em nossa casa por ele. Deus está no trono. Esse paradigma precisa se quebrado.
2º) Trata-se do povo de Deus. “entre o meu povo”.
>     A vida em Cristo não é garantia de isenção da adversidade. Essa verdade desbanca a Teol. Da prosperidade.
3º) Deus queria evitar atitudes erradas.
>     A Adversidade é um incentivo a atitudes precipitadas. Deus não queria atitudes erradas em tempo de seca, praga e peste.
>     Deus queria evitar o erro de querer melhorar a nossa situação por conta própria.
4º) Deus queria evitar o erro do povo agir ignorando a situação de seca, praga e peste.
>     Nada é mais destruidor em tempo de crise, do que o fato de ignorarmos a crise.
>     Admiti-la, é assumir estou com problema, estou em dificuldade. Mania nossa de querer tapar o sol com a peneira e não admitir nossa realidade.
5º) Deus queria evitar o erro da auto confiança.
>     Salomão é o homem mais sábio que já existiu, o mais rico, de uma administração incrível com grandes empreendimentos.
>     Pode ser que ele tentasse resolver a crise com a própria sabedoria, experiência ou formação.
Depois de se revelar como autor da adversidade sobre o seu povo Deus então usando de novo (SE) pois, pode ser que o povo não queira fazer, orienta revelando quatro atitudes que Ele se comprometeria em honrar.
Primeira atitude que Deus tem compromisso de honrar: O ato de humilhar.
>     Quando Sisaque rei do Egito, tomou as cidades forte de Judá, e ia tomar Jerusalém, Roboão foi salvo com os príncipes e com o povo, porque resolveram se humilhar mediante a profecia de Semaías. (IICr 12:1-12)
>     Humilharam, admitindo que o Senhor era justo, assumindo assim a própria culpa.
1º etapa da humilhação: é assumir o próprio erro, a própria realidade sem colocar a culpa em terceiros.
>     Quem não assume a sua realidade, nunca conseguirá se humilhar.
>     O filho pródigo assumiu a sua realidade. (Lc 15.17,18)
2º etapa da humilhação: é não justificar, quem para tudo tem uma justificativa jamais conseguirá se humilhar. (Adão e Eva, simplesmente justificaram quando caíram.)
>     Quem se autojustifica culpando outros jamais conseguirá se humilhar.
>     De duas uma. Ou Deus nos torna humilde o Ele nos torna humilhado. Tg 4.6. “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
Segunda atitude que Deus tem compromisso de honrar: O ato de orar.
ü  O rei Asa quando lutava contra o rei dos etíopes Zerá, se viu em grande dificuldade, pois ele tinha 300 mil homens de Judá e 280 mil de Benjamim, porém Zerá possuía um exército de 1 milhão de homens, mais trezentos carros de ferro. (IICr 14:
ü  Asa venceu a batalha orando no vale de Zefatá. Enfrentou uma situação em que o que ele sabia era orar. (IICr 14:11)
ü  Ore quando não souber o que fazer. Ore por aquilo que as suas forças são pequenas.
ü  Ore quando o desafio for grande. Cubra tudo que você for fazer de oração.
ü  Ore pela situação insustentável, ore pelo beco sem saída. ORE! ORE! ORE!
ü  Neemias. (Tomou a atitude de orar, Deus tomou a atitude de honrar) Neemias orou do mês de Quisleu Ne 1.1. (dezembro) ao mês de Nisã Ne 2.1. Abril.
ü  Quando oramos apelamos para aquilo que Deus pode fazer.
Terceira atitude que Deus tem compromisso de honrar: Busca da sua face.
ü  Seca, praga e peste é um forte incentivo à busca das mãos de Deus, excluindo a face.
ü  É na face de Deus que somos transformados à imagem de Deus.
ü  É necessário buscar a experiência de Peniel. (Gn 32:22-32)
ü  Jacó ver Deus face a face, e um lugar chamado Vau de Jaboque passa a chamar Peniel.
ü  Um homem chamado Jacó (suplantador) passa a chamar Israel, aquele que luta com Deus.
ü  Isaías teve seu momento Peniel dentro do templo. (Is 6:8)
ü  Busquemos o nosso momento Peniel.
ü  Êx 33:13. Moisés pede: mostre-me seu caminho. Êx 33:15. Moisés pede que a presença de Deus. Êx 33:18. Mostra me tua glória.
Quarta atitude que Deus tem compromisso de honrar: O ato de se converter.
ü  Essa última atitude implica em um abandono do modo de vida que desagrada a Deus, e uma mudança radical em nossas atitudes.
ü  Foi se convertendo que os moradores de Nínive foram livres da ira divina.    Jn 3:5-10.
ü  Deus tem o compromisso de honrar os que se convertem. Jn 3:10. “E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.”
ü  Implica em abandonar o pecado, em tomar outra atitude na vida.
ü  O pecado não mais ser tratado como problema, pecado é pecado, temos que abandonar, pedir Deus graça e nos convertermos.
ü  LM 5.21 “Converte-nos, Senhor a ti, e nós nos converteremos; renova os nossos dias como dantes.”
OS RESULTADOS:
1º) “Eu ouvirei”Deus tem um compromisso de ouvir, será que estamos tendo o compromisso da clamar?
ü  Faraó adiou o dia da oração. (Êx 8:9,10) “E disse Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio? E ele disse: Amanhã. E Moisés disse: Seja conforme à tua palavra, para que saibas que ninguém há como o SENHOR nosso Deus.”
2º) “Perdoarei” – Deus tem o compromisso de perdoar os pecados, mesmo porque quase sempre a crise é conseqüência de pecados.
ü  Deus vai estar nos perdoando. Estaremos reconciliados com Ele.
ü  Seremos sem pecado diante dele.
3º) “sarareia a vossa terra” – Implica em bênçãos desmedidas sobre todas as áreas da nossa vida.
ü  Cessamento de seca, praga e peste. Deus vai sarar a terra.
CONCLUSÃO:
ü  É hora de dar um basta nessa nossa atitude de querer melhorar com atitudes que Deus não tem o compromisso de honrar.
ü  Quantas vezes batemos cabeça mudando de um lugar para o outro, sofrendo e fazendo outros sofrer, simplesmente porque não aplicamos à nossas vidas mudanças que Deus tem o compromisso de honrar.
ü  Deus não tem compromisso de honrar atitudes baseadas em nosso ego, em nossas experiência, ou em nossos interesses.
ü  Quer mudança de verdade??? Tome para sua vida atitudes que Deus tem o compromisso de honrar.
·         Quantos querem tomar uma atitude que Deus tem compromisso de honrar.
·         Quantas atitudes foram tomadas em sua vida que não deu em nada? Que não mudou nada?

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Pr Josue Martins - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo